Plantão: 115, 3380-3100

Logo Prefeitura de Lages
Logo Semasa Lages

Secretaria Municipal de Águas e Saneamento

Semasa doa caixas de água para famílias com baixa renda


Cerca de mil famílias, moradores de 22 bairros da cidade, devem ser beneficiadas com a ação.

A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) iniciou nesta quarta-feira (30), a entrega de caixas de água para moradores com baixa renda. Trata-se de um programa que vai beneficiar cerca de mil famílias, com caixas de águas doadas à Semasa, através da iniciativa privada. O primeiro bairro beneficiado com 39 unidades foi o Gralha Azul. O prefeito Antonio Ceron, acompanhado do secretário Jurandi Agostini, esteve na rua Esmeralda Muniz, para fazer a entrega das primeiras caixas, feitas de fibra de vidro e com capacidade para armazenar 310 litros. A previsão é que até o final do ano, outros 22 bairros também sejam contemplados. Entre eles, os loteamentos Chapada, Cruz de Malta, Gralha Azul, Guadalajara, Guarujá, Jardim das Camélias, Novo Milênio, parte alta do Santa Helena e o Santa Clara, São Francisco, algumas famílias do bairro São Miguel, do Vila Mariza e do Vista Alegre.

Aposentada por invalidez, dona Eloir de Fátima Capistrano, que mora com o marido em uma casa com cinco cômodos, aponta que não teria condições de comprar, nem mesmo instalar uma caixa de água. Outra moradora da rua, Indianara de Lima Basrbosa, é diarista e mora com o marido e três filhos pequenos. Elas que residem há 13 anos no bairro, relatam que a falta de água era um problema muito frequente e que causava inúmeros transtornos. De acordo com a presidente da Associação de Moradores, Samara Garcia de Souza, “Para nós é um presente de aniversário, pois, agora no mês de setembro nosso bairro, que possui mais de 300 famílias, completa 20 anos de fundação e esse é uma das maiores reclamações da comunidade”.

“É uma ação pontual e emergencial que tomamos para auxiliar as famílias, que comprovadamente não tem condições de fazer esse investimento. Mas nosso objetivo é melhorar a ampliar o sistema de captação e abastecimento que beneficie toda a população” afirmou o prefeito Antonio Ceron ao conversar com os moradores. “Neste sentido, nossa primeira ação em janeiro foi determinar que toda a arrecadação da Semasa seja revertida em investimentos no sistema e que não continuasse sendo repassado para a Prefeitura, como era feito nos últimos quatro anos, fazendo com que mais de 18 milhões de reais deixaram de ser investidos em água e saneamento”, disse Ceron.

Atualmente Lages possui reservatórios com capacidade diária de estocagem de 14 milhões de litros de água. Nas próximas semanas deve ser lançado o edital para a implantação de (em torno) quatro novos reservatórios na cidade, para armazenar mais 6.500 milhões de metros cúbicos de água. De com acordo com Agostini, o objetivo inicial é a construção desses reservatórios nos bairros São Pedro, Caroba, Jardim das Camélias e Morro do Posto. “Dependemos do custo total que será apresentado pelas empresas no processo licitatório”, aponta.

Fotos: Greick Pacheco



08/10/2017


Cartilha com dicas
divertidas