Plantão: 115, 3380-3100

Logo Prefeitura de Lages
Logo Semasa Lages

Secretaria Municipal de Águas e Saneamento

Indicadores


Classificação: Infra-estrutura urbana
Tipo de indicador: Objetivo/subjetivo
Propriedades desejáveis: Relevância social, confiabilidade, cobertura, historicidade,
comunicabilidade, atualização, inteligibilidade.

Conceito de saneamento e salubridade ambiental; mortalidade infantil e esgoto sanitário:

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), *saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. De outra forma, pode-se dizer que saneamento caracteriza o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar Salubridade Ambiental.

**A mortalidade infantil, apesar de as crianças, acima de um (1) ano, serem passíveis de serem afetadas pelas questões do esgoto sanitário; mostra-se como um importante indicador epidemiológico para analisar o impacto das intervenções do saneamento na saúde humana. Trata-se de um indicador universal, padronizado há muitos anos e utilizado em todo o mundo para aferir o nível de desenvolvimento da sociedade. Os esgotos sanitários são o conjunto de obras e instalações que propiciam: coleta; transporte e tratamento das águas residuárias (esgotos gerados por uma comunidade ou por industrias).

Definição das dimensões e formas dos conceitos apresentados

Saneamento e salubridade ambiental: ações de infra-estrutura urbana nos últimos anos, etc.
Mortalidade infantil e esgoto sanitário: taxa de mortalidade infantil no município; percentual de domicílios com esgotamento sanitário ligado a rede o pública, etc.